quarta-feira, 8 de julho de 2009

Dorothy Koomson

---
Hoje vou fazer uma coisa diferente, não vou falar da história dos livros mas apresentar a autora dos mesmos. Das obras editadas por esta romancista, tive o prazer de ler:
"A filha da Minha Melhor Amiga" (cuja leitura deixou um bichinho difícil de calar) e "Pedaços de Ternura" que acabei de ler há dias.
Mas e sem mais demoras apresento Dorothy Koomson:

«Olá! O meu nome é Dorothy Koomson e vou tentar tornar este texto sobre mim o mais interessante possível. Escrevi o meu primeiro romance aos 13 anos, que se chamava There's A Thin Line Between Love And Hate. Costumava escrever um capítulo todas as noites, que depois circulava entre as minhas colegas de escola, todas as manhãs. E elas adoravam! Cresci em Londres e depois voltei a crescer em Leeds, quando ingressei na faculdade. Mais tarde acabei por regressar a Londres, para fazer o mestrado, e fiquei por lá durante alguns anos. Passei por alguns empregos temporários, até conseguir a minha grande oportunidade no mundo da escrita, escrevendo, editando e substituindo colegas em várias redacções de publicações femininas e de jornais nacionais. Contar histórias e escrever ficção são uma ENORME paixão na minha vida, pelo que fui aproveitando cada segundo do meu tempo para escrever contos e romances. Em 2001 tive a ideia que inspirou o "The Cupid Effect", e assim começou a minha carreira de romancista. E tem sido espectacular! Em 2006, foi publicado o meu terceiro romance, "A Filha da Minha Melhor Amiga" – que teve um sucesso imenso, vendendo quase 90 mil exemplares no Reino Unido, só nas primeiras semanas. Seis semanas depois, o livro foi seleccionado para o Richard & Judy Summer Reads Book Club e as vendas do livro aumentaram para mais de meio milhão de exemplares. E pronto, lá estou eu a fazer asneira outra vez. Isto devia ser sobre mim e não sobre os meus romances… OK, voltemos à minha pessoa/a mim! Vivi dois anos em Sidney, na Austrália, e agora estou de volta a Inglaterra. Mas não sei dizer por quanto tempo ficarei no Reino Unido, porque me parece que fui mordida pelo bichinho das viagens…» (in Wook)
---
Se tiverem oportunidade de ler os seus livros poderão verificar um pouco do seu percurso de vida através dos lugares que cita, do emprego que a protagonista tem e das particularidades da sua fisionomia.
Não vou revelar detalhes, porque simplesmente não consigo encontrar palavras que possam definir a profundidade e sensibilidade com que Dorothy Koomson conta a história de Kamryn Matika e Adele Brannon ("A filha da Minha Melhor Amiga") e ainda de Kendra Tamale ("Pedaços de Ternura"). É quase penoso parar de ler, mas e porque temos de o fazer, o nosso pensamento fica inebriado, suspenso entre cada página, até que possamos retomar a leitura.

Sem comentários: