quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Pedra de Luz Vol. I - Néfer, o Silencioso





O romance começa nos últimos anos do reinado de Ramsés o Grande.
Jacq começa por apresentar-nos a Ardente, um jovem colosso de 16 anos, cuja única ambição é passar o resto dos seus dias a desenhar/pintar. Incompreendido pela família, decide abandonar o lar para se apresentar no único lugar capaz de satisfazer os seus desejos - o Lugar de Verdade - uma aldeia misteriosa no deserto que abriga um pequeno grupo de artesãos encarregados da construção dos magníficos túmulos dos faraós.

De seguida, e através de Ardente, conhecemos a Silencioso, que vagueia sem rumo numa busca pessoal, esperando ouvir o apelo para poder apresentar-se junto do tribunal de admissão da confraria do Lugar de Verdade. E, quase em simultâneo, ambos pedem a sua admissão. Silencioso apresenta-se com Clara, que toma por esposa, sendo imediatamente aceite, enquanto Ardente é posto à prova antes dos membros do tribunal concordarem em aceitá-lo como membro da confraria. Nasce entre eles uma amizade sólida e inabalável.

Conhecemos também a Méhi, um oficial tebano, que vive obcecado em descobrir os segredos do Lugar de Verdade e em apoderar-se da Pedra de Luz. Vemo-lo capaz, junto com a esposa Sérketa, que torna sua cúmplice, das mais variadas maquinações, aniquilando todos aqueles que se revelem um obstáculo às suas pretensões.

Acompanhamos o crescimento pessoal de Néfer, o Silencioso enquanto artesão e escultor. E é sem surpresa que todos o aceitam quando este é escolhido para próximo mestre-de-obras.
Ao virarmos a última página, os ventos não trazem bons agouros e todos no Lugar de Verdade ficam inquietos depois da notícia da morte do faraó Ramsés, o Grande.

E em seguida…
A Pedra de Luz Vol. II - A Mulher Sábia

Sem comentários: