segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Marginália e as suas leituras de Verão

---
Fui de férias com:

e assisti ao drama de uma mãe que vê o filho partir, ao drama de quem vê subitamente o seu mundo acabar.
O livro relata-nos uma bonita história de amor entre dois amigos, uma leitura comovente e ao mesmo tempo envolvente. Coloca-nos em cena e imediatamente sentimos que a história nos pergunta: "arriscaria tudo por amor?"
---
Partilho aqui um trecho que li com duplo deleite:
«Quero que saibas que estou bem.
Sim, tu.
Agora que ouviste a minha história, podes pensar que ainda estou naquele lugar cheio de dor e tristeza, mas não estou, a sério. Por favor, não te preocupes comigo. (...)
Vivemos numa vila perto de Braga, em Portugal, e dou aulas privadas de Inglês, de preparação para os exames. Sei que algumas pessoas na vila me descrevem como a inglesa preta de sorriso grande e olhos tristes.
Por isso, como vês, posso sorrir novamente.»
(a descrição é bem ao estilo português!)
Estou agora em posição de dizer: não há nenhum como o primeiro e, de entre os três, o que mais me fascinou foi "a filha da minha melhor amiga".
-------------------------------
Há depois livros que temos o prazer de ler porque o acaso assim quis. Foi o que aconteceu com "O Segredo da Bastarda".

O tempo tardava em passar e enquanto não chegava a hora de apanhar o comboio rumo ao interior quente e a umas merecidas férias, passei numa tenda que por acaso tinha livros e que, por acaso também, tive vontade de trazer todos. Nunca um espaço tão reduzido concentrou tantos títulos interessantes e a verdadeiro preço de Feira.
Sobre o livro:
"Cristina Norton brinda-nos com um romance histórico notável, onde o rigor convive com um humor e uma legibilidade capazes de prender o leitor até à última página." Concordo. A forma como nos dá a conhecer um pouco da nossa história é de mestre, sem maçar consegue cativar-nos da primeira à última página e verdade seja dita, as aparições da madrinha de baptismo de Eugénia são verdadeiramente hilariantes.
Sobre a história:
Eugénia Maria viaja com a filha Isabel, vítima de tuberculose para a ilha da Madeira em busca de alguma esperança para a condição da filha que a cada dia parece mais fraca e sem sinais de melhoras. Para a animar, a mãe resolve contar-lhe o segredo da sua paternidade.
Toma-nos pela mão e conduz-nos através da corte de D. João VI, que sua mãe - Eugénia de Menezes, conhecia bem na qualidade de aia da princesa Carlota Joaquina.
Assistimos às suas paixões e à sua obediência cega a Deus e à coroa. E como em prol desta é obrigada a abandonar o Paço e a viver em conventos, escondendo a sua desgraça.
O sofrimento da mãe chega finalmente ao fim através da redenção divina que vem apaziguar um coração dilacerado pela tristeza e pela perda do amor paternal que tanta falta lhe fazia.
-------------------------------
Há livros que vêm parar às nossas mãos porque ELES decidiram que já era tempo.
A sua leitura surpreende-nos por não estarmos à espera da riqueza de palavras, o que os torna ainda mais especiais...
--
Voltei com "O Padrinho" de Mário Puzo, mais um feliz achado. Mais impressões? Talvez nos próximos dias.

Sem comentários: