sábado, 17 de abril de 2010

O Poder do Agora

Ler este pequeno livro transporta-nos para uma outra perspectiva de abordagem da vida, do dia-a-dia.
Sou incapaz de fazer uma espécie de resumo deste livro de Eckhart Tolle. É muito profundo, muito complexo. Daqui a alguns anos tenho de voltar a ele.
De qualquer forma, houve uma coisa que me chamou a atenção, por assim dizer. Frequentemente andamos a falar sozinhos na nossa cabeça: a nossa mente diz o que deveríamos ter dito na situação A, ou o que vamos dizer na situação B, ou o que pensamos fazer no caso X. Ouvimos a nossa mente permanente a falar. Nunca se cala com as suas certezas. E, assim, não nos permite centrar em nós, no Agora. Mas é possível calá-la. Basta que nos imaginemos como um observador da mente, um outro a olhar para ela. Às tantas, estamos a sorrir do que a nossa mente diz. Muitos disparates, muito ruído, muitas divagações vãs. Quase sem darmos por isso, a mente cala-se quando é observada de fora. Fica serena. Apaga-se. E conseguimos centrar-nos em nós. Aqui e agora.
Já fiz este exercício várias vezes e funciona.

Deixo algumas frases em jeito de convite/sugestão de leitura:

- "Nunca nada aconteceu no passado; acontece no Agora. Nunca nada acontecerá no futuro; acontece no Agora."
- "distinguir entre a sua vida e a sua situação de vida."
- "Submeta-se àquilo que é. Diga "sim" à vida - e verá como de repente a vida começará a trabalhar para si em vez de contra si."

3 comentários:

Sofia disse...

Pois eu também já o li e dias depois descobri uma versão "para crianças" com a mesma ideia num conto. Chama-se "O segredo de Milton", do mesmo autor. Comprei e li com a minha filha mais nova, o saber não ocupa espaço:-) Claro que não é rico como "O poder do Agora". Podiam não saber e ser útil numa ou outra situação. Boas leituras ;-)

Sofia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sofia disse...

Ops...desculpem ter removido a mensagem anterior. Dizia:
Isto do "AQUI E AGORA" faz-me sempre lembrar um livro que li no século passado, foi mesmo há muito tempo, e que é a "Ilha". :-)
e faltava-lhe um link: http://coisa-et-al.blogspot.com/2009/01/aqui-e-neste-momento-ateno.html