domingo, 4 de março de 2012

Um Homem: Klaus Klump

Foi este o primeiro livro de Gonçalo M. Tavares. Foi o primeiro escrito por ele e é também o primeiro que li dele. 
Tem uma escrita estranha, ideográfica. Perdemo-nos no fio da história e das personagens, nos diálogos e/ou pensamentos.
Sabemos que se trata de um país qualquer em guerra, com muitas crueldades e sofrimento. Com personagens disfuncionais, algumas com pensamentos de um humor negro e cínico simultaneamente.
Há um cavalo a apodrecer longamente nas ruas de uma cidade, há a prisão de Klaus Klump, há a amante deste e a sua mãe louca, há o homem rico da cidade...
Não sei que mais dizer. Talvez por ser o meu primeiro contacto com o autor, talvez por ser a sua iniciação na escrita, o resultado não me agradou particularmente.
Concluí a leitura mais por ser um livro estranho do que por me estar a agradar.


2 comentários:

Tiago M. Franco disse...

Essa estranheza vai encontrar em toda a obra de G.M.T.
Para mim G.M.T. e António Lobo Antunes são os melhores autores portugueses vivos.

Braziliense disse...

O espetacular pode ser estranho. Para mim, "Klaus Klump" prova isso.