terça-feira, 24 de agosto de 2010

Jardim de Alfazema


Ao saber que havia saído um novo livro de Jude Deveraux pensei que iria ler mais uma das suas histórias fantásticas. O mistério por resolver, a conturbada história de amor, a pequena vila onde toda a gente se conhece, está tudo lá menos a emoção que senti quando li Alguém para Amar. As palavras não têm a força do primeiro, os diálogos são monótonos e não sentimos a cada página a curiosidade em desvendar os ditos segredos.
Mas vamos à história.
A autora começa por apresentar-nos Jocelyne Minton. Uma criança deslocada no seio de uma família muito peculiar e que não sente como sua. Por um feliz acaso ou não, conhece Edilean Harcourt e com ela tudo muda. Inseparáveis, uma passa a ser o mundo da outra.
Quando Miss Edi morre, deixa a Joce todos os seus bens, incluindo a sua histórica mansão do século XVIII e uma carta onde lhe revela que encontrou o homem perfeito para ela. Joce fica chocada ao saber que herdou uma mansão em Edilean. Partilhava tudo com Miss Edi, pelo que pensava que esta não tinha segredos para ela. Contudo, decidida a dar um novo rumo à sua vida, Joce muda-se para a pequena cidade.
Em Edilean, já todos conhecem a história da jovem e já delinearam o seu futuro, incluindo o homem com quem se deverá casar. Mas Joce parece ter outras intenções. Decidida a escrever a biografia de Edilean Harcourt, começa a investigar a partir das informações que possui. A história ganha FINALMENTE alguma emoção com as suas descobertas e as (des)aventuras de Miss Edi durante a II Guerra Mundial.
Um dos segredos é revelado e aqui Jude Deveraux leva-nos à lágrima (pelo menos a mim!). A vida de Joce fica definitivamente preenchida, de uma forma que ela nunca achou possível.

Sem comentários: