sábado, 7 de julho de 2012

Respondendo ao desafio...

1. Principais manias como leitor? 
Hummm... não acho que tenha manias... 
- Mas gosto de sublinhar frases que entendo como aforismos ou que de alguma forma me dizem algo. E voltar a relê-las anos depois e continuar a gostar do que sublinhei.
- Consoante a pausa na leitura seja no início ou fim da página, o marcador fica virado para cima ou para baixo.
- Criei um código para marcar no telemóvel a página em que está alguma frase que me agrada e depois sublinhá-la, caso não tenha um lápis na altura da leitura.
Afinal sou capaz de ter algumas manias... :)

2. Lugar a visitar depois de teres lido o livro? 
Depende do livro. 

3. Personagem literária marcante? 
Não me recordo de nenhuma de momento. Ops!

4. Filme que não desiludiu depois de teres lido o livro? 
"As Pontes de Madison County".
Há ainda um filme que adorei e cujo livro tenho receio de ler: "O estranho caso de Benjamin Button". Este filme foi tão superlativo que tenho medo de perder a sua magia se ler o livro.

5. Autor nunca lido mas tens vontade de ler? 
Thomas Mann (n'A Montanha Mágica) ou Dostoievsky (com O Idiota)

6. Livro que não conseguiste acabar?
Vários. Mas realço "Guerra e Paz", que já tentei duas ou três vezes...

7. Tema para um livro da tua autoria?
Julgo que não teria um tema exclusivo. A imaginação é uma coisa surpreendente e aleatória.
Mas, quanto ao estilo, seria clara a influência do fantástico de Gabriel Garcia Marquez. Basta ler alguns esboços de contos que tenho para perceber a evidência dessa faceta. Gosto de ser surpreendido quando leio, por isso também me agrada surpreender. Confesso que quem leu gostou.

8. Citação retirada de um livro? 
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo".
Esta primeira frase de Cem Anos de Solidão assalta-me de vez em quando, ou não fosse este o meu livro preferido.

9. Um livro inspirador? 
Depende do estado de espírito em cada momento e em cada livro lido.  Mas posso apontar o último que li: "Pode Curar a Sua Vida", de Louise L. Hay.

10. Último livro que compraste por impulso?
"Uma parte do todo", o primeiro romance de Steve Toltz. Do que espreitei, é uma história absolutamente delirante de uma família australiana.


Página-metade, é a tua vez ;)

Sem comentários: