segunda-feira, 13 de abril de 2009

Por páginas perdidas

Por vezes há palavras que insistem em não entrar.
Foi o que se passou enquanto ia lendo "O Labirinto", de Panos Karnezis. Lia, lia, e não conseguia embrenhar-me na história, criar afinidade com as personagens...
Após alguma luta a cada parágrafo, e não conseguindo definitivamente entrar na história, abandonei-o quase às 90 páginas. Volta para a estante à espera de melhores dias.

Entretanto, fui espreitar a carregada estante e de lá saltou um livro que quero reler há algum tempo. O início reza assim:
"A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no Outono de 1875, era conhecida na vizinhança da Rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela Casa do Ramalhete, ou simplesmente o Ramalhete."

De páginas amarelecidas pelos anos (comprei-o nos idos de Junho de 1992), comecei a reler ansioso este excelente retrato da Lisboa do séc. XIX. Espero que "Os Maias" mantenha o encanto da primeira vez (apesar de só ter conseguido lê-lo à terceira tentativa... no espaço de poucos meses, e antes da obrigatoriedade escolar). Com uma particularidade: agora conheço a Lisboa que serve de cenário ao - provavelmente - melhor romance português.

Até às próximas páginas.

1 comentário:

B. disse...

Ando agora explorar a obra na escola e também tive que lê-lo obrigatóriamente...Mas rapidamente a obrigatoriedade passou a prazer! Pois o tempo não apaga o encanto de uma obra-prima. Com toda a certeza este livro será uma optima companhia nas suas próximas semanas!