Mostrar mensagens com a etiqueta Nobel. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nobel. Mostrar todas as mensagens

domingo, 13 de outubro de 2013

Nobel da Literatura 2013

O prémio deste ano coube a Alice Munro, escritora de contos canadiana (não "canadense", como ouvi no dia da divulgação).
Nunca li nada dela, mas fiquei curioso em conhecer alguma da sua obra. Por isso, já cá tenho "Amada Vida", que me pareceu conter um conjunto de histórias inspiradoras.
Além disso, tenho interesse em ver a técnica de escrita de contos que ela utiliza, e aprender com isso.

Nota de rodapé: 
Na contracapa deste livro refere-se que "uma poeta, na sua primeira festa literária..."
No meu tempo dizia-se poetisa... 
Esta forma descuidada (ignorante?) de escrever português incomoda-me cada vez mais.

sábado, 9 de outubro de 2010

Nobel da Literatura 2010

Ontem Mario Vargas Llosa, escritor peruano, foi galardoado com o Nobel da Literatura.
Era um Nobel esperado há muitos anos. 
Ainda não li nada dele, mas da feira do livro deste ano trouxe "Conversas n'A Catedral".
Hoje ouvi na rádio que este escritor é melhor que Gabriel García Marquez. 
Hummm.... duvido.
Um destes dias tiro as dúvidas.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A escolha

O Nobel da Literatura deste ano foi atribuído a Herta Müller.

Nunca tinha ouvido falar dela, não vou fazer de falso entendido e culto.

Alguém já leu alguma obra dela?

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nobel da literetura 2009

Na próxima quinta-feira será anunciado o vencedor do Nobel da Literatura.
Já há apostas sobre quem irá ser reconhecido este ano aqui.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

José Saramago

Há 10 anos José Saramago era o escolhido para o Nobel da literatura.
Há 11 anos li "Ensaio sobre a Cegueira".
E fui maravilhosamente surpreendido!
Entretanto, já li vários outros romances de Saramago, mas este "Ensaio sobre a Cegueira" permanece, como uma obra maior, no topo das minhas escolhas.
Sendo uma excelente recordação, e estando o filme para breve, voltarei a embrenhar-me nele nos próximos dias.
Já o tirei da prateleira...